Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Cajobi

Áudio da Página

A elevação de Cajobi, 1923-1926

Fundado em 1901, o povoado de Monte Verde passou a ser denominado Distrito de Paz de Cajobi em 1913. O nome é de origem tupi e significa, justamente, monte verde.

A petição pela elevação do ditrito a município foi apresentada, segundo o documento original, "pela maioria dos eleitores e contribuintes de impostos" de Cajobi. Datada de 27 de junho de 1923, contou com 322 assinaturas, com nome e endereço dos moradores, e foi cuidadosamente documentada, atendendo à legislação.

Trouxe 18 fotos, que retratam uma cidade ainda sem calçamento em ruas onde conviviam cavalos, charretes, bicicletas e os primeiros automóveis. Elas registram ainda três eventos populares, incluindo um ato político.

A Câmara Municipal de Olímpia contestou o desmembramento de Cajobi e realizou manobra tentando criar um novo distrito, buscando o apoio do Partido Republicano Paulista. Apesar disso, a Comissão de Estatística da Câmara dos Deputados deu parecer favorável à criação do Município de Cajobi, conservando as divisas apresentadas na petição dos moradores.

O projeto foi aprovado no Congresso Legislativo do Estado de São Paulo e transformado na Lei Estadual 2.189, de 30 de dezembro de 1926.

Documentos originais


Voltar