Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Exposição Cenários - As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX

Penápolis

Áudio da Página

A criação da Comarca de Penápolis, 1917

Em 1917, os moradores de Penápolis apresentaram petição popular com 916 assinaturas ao Congresso Legislativo de São Paulo para pleitear a criação de uma comarca com sede na cidade.

Em sua argumentação, destacaram que a evolução de Penápolis lembrava "a iniciativa norte-americana, que transformou repentinamente as regiões longínquas do Far West, habitadas por índios, em centros onde a atividade humana se desenvolve com o máximo esplendor". Escreveram ainda que, apenas sete anos após sua fundação, a cidade "se desabrocha em flor luxuriante" (citações do original).

Segundo os moradores, a criação da nova comarca beneficiaria toda a região. Eles enfatizaram que a distância em relação à sede da comarca era fator de "transcendente importância" para que não houvesse justiça. Penápolis estava a 220 quilômetros de Bauru, em viagem de trem que durava cerca de oito horas. Como a linha entre Bauru e Penápolis funcionava apenas três vezes por semana, a permanência dos penapolenses na sede da comarca tinha muitas vezes de ser alongada, elevando os custos a valores proibitivos.

O projeto de criação da Comarca de Penápolis foi aprovado no Congresso Legislativo Paulista e recebeu a sanção do governador Altino Arantes em 10 de outubro de 1917.

Documentos originais


Voltar