Novembro Azul aborda a saúde do homem


07/11/2018 11:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:


Novembro marca a realização da Campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar de sua saúde e da prevenção do câncer de próstata. O diagnóstico antecipado e o tratamento na fase inicial da doença são essenciais para a cura.

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data tem motivado diversas iniciativas de conscientização em relação à doença e a outros males com incidência maior sobre a população masculina.

A campanha Novembro Azul conta com o envolvimento de diversos órgãos - públicos, privados e do terceiro setor - e a Lei Estadual 15.430/2014, de autoria do deputado Roberto Engler, oficializou toda essa mobilização no Estado de São Paulo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, mais de 60 mil homens devem sofrer com o câncer de próstata somente neste ano, no Brasil. Noventa por cento dos casos identificados precocemente são curados.

"Por conta da campanha, novembro acaba sendo o momento anual em que o tema é mais falado, em que se discute e aborda mais diretamente a conscientização da população masculina. Por meio da informação, se dá a prevenção. O câncer de próstata é uma das principais causas de morte masculina e todos devem estar atentos", diz o deputado Roberto Engler.


alesp