Confira opções de lazer nas férias


10/01/2019 17:52 | Agenda Cultural | Laysla Jacob - Foto: Ana Paula Hirama

Compartilhar:

Museu Catavento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2019/fg229261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Cultura promove uma agenda diversificada no mês de janeiro, com oficinas de canto, de esportes e brincadeiras para as crianças. Algumas atividades são gratuitas. A programação busca atender a um público variado e se estende até o final das férias.

Uma das atividades disponíveis é proposta pelo MIS " Museu da Imagem e do Som. Para os que adoram histórias em quadrinhos (HQs), a mostra Quadrinhos apresenta uma retrospectiva por meio de revistas, artes originais e itens raros de HQs. A exposição estará disponível para visita até o dia 31 de março.

Outra atividade sugerida é a visita à Pinacoteca de São Paulo, museu mais antigo do estado. Até o dia 28 de janeiro, aqueles que gostam de saber mais sobre a história do Brasil poderão conhecer a exposição Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo. A mostra busca relacionar obras dos dois grandes museus (Pinacoteca e Museu Histórico Nacional), como pinturas e esculturas, e provocar no público novas interpretações sobre as peças dos dois acervos. Aos sábados a entrada é gratuita.

Para as crianças, o Museu do Futebol preparou um programa especial chamado Férias no Museu. A programação consiste em brincadeiras clássicas ao ar livre, tais como pebolim, futebol de botão, ping-pong e muito mais. As atividades são gratuitas e acompanhadas por monitores. O programa tem duração até o dia 27 de janeiro.

Destinado ao público de todas as idades, o Museu Catavento também está promovendo um roteiro atrativo para as férias. Uma das atividades oferecidas é o espetáculo Química em Show, realizado por educadores e monitores do museu. A apresentação tem como objetivo divertir o público e ensinar química de um modo diferente, demonstrando, por exemplo, a mistura de líquidos e como segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar. Os espetáculos vão até o dia 20 de janeiro, sendo três sessões ao dia.

Outra atividade promovida pelo Museu Catavento é a Venturion - Experiência em 4D. Nela, o participante entra em um novo mundo que combina experiências em realidade virtual, efeitos especiais e também táteis. O objetivo do jogo é que o jogador desvende o segredo do templo para o qual foi transportado. As sessões iniciam no dia 15 de janeiro e vão até o dia 03 de fevereiro.

A Casa Mário de Andrade, localizada próxima à Barra Funda, irá oferecer oficinas gratuitas nas férias. Uma delas é a Oficina de Canto e Técnica Vocal, orientada pela cantora Alice Juguero, que irá do dia 15 ao dia 18 de janeiro (terça à sexta-feira), a partir das 13h. O objetivo da oficina é identificar características próprias dos participantes, assim como também auxiliar a desenvolver seu potencial no canto e ampliar seu repertório. Outra oficina gratuita, também oferecida pela Casa Mário de Andrade, é a Oficina de Criação Literária. A poeta Geruza Zelnys irá desenvolver atividades de redação e escrita criativa e ensinar técnicas de escrita aos interessados. Os encontros serão a partir do dia 29 de janeiro (terça-feira) e irão até o dia 1 de fevereiro (sexta-feira). As inscrições para as oficinas podem ser realizadas por meio do site do museu. Outro espaço que também apresenta programação especial nas férias é a Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista. No dia 19 e 26 de janeiro, a Associação Arte Despertar irá promover no local o curso Como contar histórias. Orientado por especialistas em narrativas, o curso irá apresentar fundamentos e técnicas da narrativa oral, destacando também a importância deste tipo de conto. Para participar é necessário fazer uma inscrição online no portal da Casa das Rosas, e assim ser redirecionado ao formulário. Também é possível se inscrever na recepção da Casa das Rosas.

Para acompanhar a programação cultural completa promovida pela Secretaria da Cultura, acesse o site do órgão responsável.

Serviços

MIS " Museu da Imagem e do Som

Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Horários: Terça-feira a sábado (10h às 20h) " Domingo e feriado (9h às 18h)

Pinacoteca de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 2 , Luz, São Paulo

Horários: De quarta-feira a segunda-feira (10h às 17h30)

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miler, s/n, Pacaembu, São Paulo

Horários: Terça-feira a domingo (9h às 18h)

Museu Catavento

Endereço: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro, São Paulo

Horários: Terça-feira a domingo (9h00 às 17h00)

Casa Mário de Andrade

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo

Horários: Terça-feira a domingo (10h às 18h)

Casa das Rosas

Endereço: Avenida Paulista, 37, Paraíso, São Paulo

Horários: Terça-feira a sábado (10h às 22h) " Domingo e feriado (10h às 18h)

alesp