Projeto cria SUS Animal no Estado de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
12/05/2021 11:40 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Deputado Marcio Nakashima

Compartilhar:

Marcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 200/2019, que institui o Sistema Único de Saúde Animal no Estado de São Paulo (SUSASP), que tem como coautores os deputados Marcio Nakashima (PDT) e Rogério Nogueira (DEM).

O documento propõe a formulação e execução de políticas públicas que assegurem condições dignas de saúde física e mental aos animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Diante da grave crise econômica, sobretudo neste período de pandemia, a falta de recursos financeiros para custear despesas com alimentação, assistência médica veterinária e controle de natalidade, fizeram aumentar absurdamente o abandono de animais.

É urgente a necessidade do poder público determinar um amplo sistema gratuito de atendimento à saúde e ao bem-estar animal, de forma a minimizar o sofrimento de milhares de animais e confortar os sentimentos de grande parte da população brasileira carente de recursos para seus pets.

O PL recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora segue tramitando na Comissão de Saúde.


alesp