Aniversário de São Paulo contará com atrações culturais por toda a cidade


22/01/2019 15:50 | Programação | Matheus Batista

Compartilhar:

Museu da Imigração (fonte: www.museudaimigracao.org.br)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2019/fg229501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 25 de janeiro, próxima sexta-feira, a cidade de São Paulo comemora seus 465 anos. Para celebrar a data, espaços como o Museu da Imagem e do Som e a Pinacoteca do Estado de São Paulo oferecerão atrações culturais gratuitas. Além desses, outros espaços administrados pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa terão programação especial e funcionarão com horário estendido.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

No dia em questão, a programação do museu será inspirada no Carnaval. Os vários ambientes do MIS contarão com bloquinhos, exibição de filmes, oficinas e DJs. O destaque fica para atrações como o Bloco Infantil Gente Miúda, que leva o carnaval para o universo das crianças, e o bloco Domingo Ela Não Vai, que conta com uma trilha inspirada no axé dos anos 90.

O museu estará aberto das 10h à meia-noite. A programação completa pode ser consultada no endereço www.mis-sp.org.br/programacao/fa64705f-ff12-430d-a631-112d81dd3d37/aniversario-de-sao-paulo-465-anos.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Um dos principais museus do país, a Pinacoteca Luz terá entrada gratuita e programação até à meia-noite. Às 13h, o projeto Visita Educativa levará os interessados a um passeio pelo entorno da estação da Luz, com o objetivo de pensar os símbolos, a arquitetura e a história da cidade. Mais tarde, às 18h, o museu receberá a cantora e atriz Zezé Motta para um pocket-show em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

Museu da Casa Brasileira (MCB)

Possuidor de um raro acervo de artes e móveis, o museu voltado para a arquitetura e design contará com exposições e atrações musicais - também com horário estendido. Às 11h, o MCB receberá o grupo de samba Chocolatte e a Velha Guarda da Vila Maria. À noite (às 20h) será a vez do quinteto Fizz Jazz, que tocará temas clássicos do gênero e sons autorais.

Encontre a programação completa em estadodacultura.sp.gov.br/evento/21119/#/tab=sobre.

Museu da Imigração

Localizado no Brás, o museu oferecerá a oficina gratuita A Fotografia e a Preservação Arquitetônica, em que a professora Claudia Chedid, da Panamericana Escola de Arte e Design, levará a reflexão sobre fotografia, patrimônio e urbanismo.

No mesmo dia ocorrerá, às 14h, a exibição do webdocumentário EntreVilas, que apresenta o cotidiano de vilas e das lutas operárias que marcaram a trajetória industrial de São Paulo. Após a exibição, o público presente poderá prestigiar a exposição Sinta-se em Casa, representando o drama da imigração.

Os interessados devem inscrever-se previamente por meio dos e-mails inscricao@museudaimigracao.org.br e m.souto@museudaimigracao.org.br.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

A visita a um dos prédios mais antigos do país já é, por si só, um ótimo programa para o feriado. Mas para completar o passeio, o Museu de Arte Sacra promoverá no aniversário da cidade uma Oficina de Pau-a-pique, na qual os visitantes poderão vivenciar como eram construídas as edificações no período colonial. Haverá, também, atrações musicais durante o dia.

As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo formulário disponível em goo.gl/BtVjzJ.

alesp