Troféu Dia do Skate 2005 reúne na Assembléia a arte, a história e os destaques do esporte


04/08/2005 17:12

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Evento em comemoração do "Dia do Skate" Clique para ver a imagem "> Celebração do Troféu Dia do Skate 2005<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/skatetrofeu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Alberto "Turco Loco" Hiar (esq.), autor de vários projetos relacionados ao esporte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/skate.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Skatistas mostraram as suas manobras radicais com uma exibição de estilo livre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/skate2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia paulista foi invadida por centenas de skatistas na noite de quarta-feira, 3 de agosto, para a celebração do Troféu Dia do Skate 2005. O evento premiou os melhores atletas e profissionais do mercado e da mídia ligados ao skate e reuniu também diversas atrações artísticas e culturais relacionadas a este esporte.

Foram 18 premiados no total, sendo cinco indicados em cada categoria de acordo com critérios da Confederação Brasileira de Skate e das revistas Tribo Skate e 100% e posteriormente eleitos por um colégio eleitoral formado pelas maiores personalidades do skate do país.

O tema escolhido para a celebração deste ano foi "Arte, Estilo de Vida e Cultura Jovem". A época dourada do surgimento das pistas brasileiras e dos tubos de concreto teve destaque especial com a exibição de pequenos filmes em formato Super 8, feitos pelo empresário Charles Putz, além de uma exposição do fotógrafo Klaus Mitteldorf que retratou a história do esporte nas décadas de 70 e 80.

Outras atrações foram o Street Art Show, uma mostra dos trabalhos de grafite do grupo Terceiro Mundo do artista plástico Binho Ribeiro; um stand da loja Wave Boys onde os visitantes puderam adquirir posters, livros e revistas dos anos 70; uma exposição dos 11 exemplares do Jornal do Skate, pioneiro do esporte no Brasil, e uma projeção de 75 slides inéditos de 1977 sobre os Wave Boys.

Para que os visitantes não fossem embora sem ver um pouco de ação, os skatistas Paulo Folha, Marcos Toshiro e Rene Shigueto mostraram as suas manobras radicais com uma exibição de estilo livre.

Finalmente, a banda de street-skate-rock Caballero finalizou o evento em grande estilo. O grupo formado por Xan, Nil, Pedro e Macarrão em meados de 2002 em homenagem ao lendário skatista americano Steve Caballero, agitou a galera com o rock originado nas pistas de skate.

A cerimônia aconteceu na Assembléia paulista em razão do apoio do deputado estadual Alberto "Turco Loco" Hiar (PSDB-SP), autor de vários projetos relacionados ao esporte. Um exemplo é a lei municipal 11.812 de 1995, que instituiu a data de 3 de agosto como o Dia do Skate, quando Turco Loco era vereador na cidade de São Paulo. Para o legislador "o skate é uma forma natural e saudável encontrada pelo jovem para integrar-se na sociedade e exercer a sua cidadania", além de uma alternativa para escapar de problemas como as drogas.

Outras personalidades do meio político que apóiam iniciativas relativas ao skate no âmbito estadual e municipal estiveram presentes. O evento tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, das secretarias de Cultura, a de Juventude, Esportes e Lazer, de 89FM, ESPN Brasil, SKT, El Kabong, 3º Mundo, Wave Boys, Fly Ramp, Chilli Beans, Vans, Red Bull, Plasma e revistas Tribo, Vista e 100%, sendo que esta última comemorou no evento o seu aniversário de 10 anos.

Vencedores Troféu Dia do Skate 2005

MÍDIA

Campanha Publicitária - Agacê " Sempre. E uma fratura de vez em quando

Foto - Shin Shikuma

Vídeo - Fé em Deus e Pé na Tábua

TV - Skate Paradise (ESPN Brasil)

Web - www.qix.com.br

MERCADO

Design - Edison Kato

Empresário - Sérgio Belinetti

Evento - Qix Pro Contest

Pista - Plasma/ Central Surf Radical & Skatepark

Social - Projeto Skate na Febem

SKATISTAS

Free Style - René Shigueto

Street - César Gordo

Vert - Otávio Neto

Feminino - Karen Jones

Longboard " Douglinhas

Downhill - Sérgio Yuppie

Revelação - Diego Oliveira

Skatista do Ano - Rodrigo Digo Menezes

turcoloco@al.sp.gov.br

alesp