Tiago Valenciano: política é o ato de defender opiniões


04/11/2003 19:25

Compartilhar:

Tiago Valenciano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tiago41103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Cursando o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Objetivo de Presidente Prudente, Tiago Valenciano Previatto Amaral, 16 anos, foi reeleito deputado-jovem para a 5ª edição do Parlamento Jovem (PJ), que acontece no Palácio 9 de Julho no dia 14 de novembro.

A primeira eleição de Tiago aconteceu em 2001, pelo Partido da Segurança Pública, defendendo projeto que pedia a instalação de cintos de segurança nos ônibus de transporte intermunicipal que fizessem uma linha superior à 50km.

Neste ano, o projeto apresentado dispõe sobre a criação do Centro de Formação de Condutores do Estado de São Paulo (CEFOCESP), que tem como objetivo o acesso da população de baixa renda na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A (Motocicleta) e B (Veículos até oito passageiros).

"Quando a equipe do Parlamento Jovem me avisou que havia sido reeleito, nem acreditei. Sabia que minha proposta é inovadora e interessante, mas também sei do potencial dos adversários e que esta seria a edição mais concorrida na curta história do PJ", declarou Tiago à redação do Diário da Assembléia.

Quanto à sua experiência como deputado-jovem, o estudante afirma ser "uma experiência política inigualável". E acrescenta: "É como o nascimento e o primeiro beijo: inesquecíveis. Mudou muita coisa em minha vida escolar. Ganhei, inclusive, uma bolsa de estudos aqui no Objetivo. Pago apenas 25% do valor, graças ao Parlamento Jovem".

Tendo sido eleito vice-presidente em 2001, e com a reeleição da presidente Lídia Baião, Tiago diz que pretende refazer a chapa, já com nome definido: Democracia Acima de Tudo. "Os cargos ainda vamos definir, mas vamos convidar a dep. jovem Kellen Ramos, de João Ramalho, por sua experiência, sendo reeleita em 2001, 2002 e 2003. Mas sua inserção na chapa ainda vai ser conversada: só depende dela", adianta.

Tiago é uma pessoa ativa na comunidade de Presidente Prudente. Pretendendo cursar Ciências Sociais, especializando-se em Ciências Políticas, o jovem já é integrante de um partido político e está articulando a criação de um núcleo do Movimento Voto Consciente em sua cidade, além de participar do Interact Club, que é um clube de jovens do Rotary que faz trabalho voluntário.

Para Tiago, "Política é a arte de saber governar os povos, a arte da astúcia e da esperteza, de ser o melhor entre muitos e saber como derrotar seu inimigo. Sem política, não somos nada. Pouca gente percebe ou sabe, mas em um simples ato de defender opiniões, já estamos realizando um ato político".

Sobre o momento político atual, o jovem declara que o Executivo Federal será incapaz de cumprir, no tempo restante, seus programas de governo. "O Fome Zero é legal, tem um bom intuito, mas não leva a nada, já que está mal organizado", opina, acrescentando que "na esfera estadual temos deputados estaduais atuantes, deputados federais pouco atuantes e os melhores senadores do país".

Indagado sobre os problemas que afligem sua região, o deputado-jovem dispara: "O maior problema é a loucura e total insanidade do prefeito, que não sabe o que faz e usa de bens próprios para manipular as massas menos esclarecidas. Sofremos muito no social (Saúde, Educação e Cultura), já que nosso prefeito só faz obras faraônicas e não se preocupa com o bem-estar geral da população".

alesp