Transferência da capital do Estado para Santos


19/04/2013 19:29 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Panteão dos Andradas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A terra natal de José Bonifácio de Andrada e Silva, a cidade de Santos, se tornará, de forma simbólica, a capital do Estado de São Paulo todo dia 13/6, data de nascimento do Patriarca da Independência. Esse é apenas um dos dispositivos do Projeto de Lei 612/2011, de Telma de Souza (PT), que cria o Programa Memória de José Bonifácio, aprovado em 17/4, na Assembleia Legislativa, por unanimidade.

A matéria já havia sido objeto do Decreto 50.499/2006, que foi cumprido apenas no ano de sua criação, em 2006, pelo então governador Cláudio Lembo. Se sancionado poderá valer já em 2013, quando se comemoram os 250 anos de nascimento de Bonifácio.

Além da transferência simbólica da capital paulista, com a presença do governador, a matéria prevê a promoção de cerimônia cívica junto ao monumento do Patriarca, no Centro Histórico de São Paulo, durante os festejos da Semana da Pátria.

O texto ainda prevê a republicação das obras do ilustre santista pela Imprensa Oficial do Estado, a inserção de uma semana de atividades no calendário escolar da rede estadual, entre outras providências.

"O programa Memória de José Bonifácio é mais que uma simples homenagem, é a exaltação àquele que foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos, essencial no processo de independência do nosso país. As novas gerações precisam conhecer e reverenciar sua trajetória", destacou Telma, que entre 1989 e 1992 foi prefeita de Santos.



telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp