Dia do Trabalho - Reivindicações trabalhistas deram origem à comemoração

No Brasil, data foi oficializada em 1925
30/04/2013 20:02 | Da Redação

Compartilhar:


A comemoração do Dia do Trabalho em 1º/5 foi oficializada no Brasil, em 1925, a partir de decreto do então presidente Arthur Bernardes. A data é também feriado em diversos países do mundo, num dia marcado por festas, manifestações e reivindicações.

Antes de sua oficialização, o 1º de maio já era comemorado desde 1895 no Brasil. A primeira celebração ocorreu em Santos por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889, e com reivindicação de redução da jornada de trabalho.

No Brasil, a data é comemorada de diversas formas. Durante o governo do presidente Getúlio Vargas, a data era usada para anunciar leis e iniciativas em favor dos trabalhadores, como a instituição do reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas, e a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria. Por exemplo, em 1º de maio de 1940, Vargas anunciou a instituição do salário mínimo e, em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Hoje, o feriado nacional é comemorado principalmente for grandes festas organizadas pelas centrais sindicais. Embora a data tenha perdido boa parte de seu caráter reivindicativo, a luta hoje dos trabalhadores é para manter todos os direitos constitucionais adquiridos.

Origens

A origem da comemoração remonta a 1886. Naquele ano, no dia 1º de maio, milhares de trabalhadores da cidade de Chicago (EUA) foram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho, incluindo a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Nesse mesmo dia ocorreu no país uma greve geral de trabalhadores.

Dois dias depois, aconteceram novas manifestações, que sofreram violenta repressão policial, que provocaram algumas mortes e aumentaram a revolta. No dia 4/5, em novo conflito, foi lançada uma bomba contra policiais, que matou sete deles. No revide, dezenas de pessoas foram feridas a tiros, e 12 manifestantes morreram. Estes protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em homenagem aos trabalhadores mortos, durante reunião da Segunda Internacional Socialista, que ocorreu em Paris, França, em 20/6/1889, estabeleceu a comemoração do Dia Mundial do Trabalho, a ser comemorado em 1º de maio de cada ano. Curiosamente, nos EUA e Canadá a data é comemorada na primeira segunda-feira de setembro, para evitar a relação com os tumultos de Chicago.

alesp