Projeto que protege Teatro Oficina é publicado no Diário Oficial


08/10/2013 09:24 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O projeto de lei anunciado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) durante a audiência pública da Comissão de Educação e Cultura, ocorrida em 5/9, no Teatro Oficina, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 21/9, sob o número 654/2013. O PL visa desapropriar o terreno ao lado do teatro, pertencente ao grupo Silvio Santos, e conta com as assinaturas e apoios dos deputados João Paulo Rillo (PT) e Leci Brandão (PCdoB). Se aprovado, o imóvel a ser desapropriado terá seu uso concedido, por tempo indeterminado, ao Teatro Oficina, que deverá utilizá-lo para fins culturais e sociais, destinando o espaço a apresentações teatrais ou musicais, bem como para intervenções artísticas, ambientais e de inclusão da comunidade.

Giannazi sempre defendeu a desapropriação do entorno como forma de preservar a integralidade física e artística de todo um projeto cultural e arquitetônico que envolve as atividades do Oficina e, com isso, frear a incontestável especulação imobiliária predatória.

Atento ao patrimônio cultural e artístico, o deputado esteve presente também nas lutas pela preservação da casa do historiador e intelectual Sérgio Buarque de Holanda (projeto de lei de autoria de Giannazi enquanto vereador paulistano fez com que a prefeitura declarasse o imóvel de utilidade pública e hoje ele abriga o Memorial da Educação Municipal) e pela preservação do Cine Belas Artes.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp