Comissão de Segurança Pública vai apurar atos violentos na zona norte da capital

Foram aprovados convites ao chefes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica
30/10/2013 19:39 | Da Redação: Marisilda Silva Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Adilson Rossi, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilador Borges e Antonio Salim Curiati <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adilson Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, Adilson Rossi (PSB), deverá nos próximos dias oficiar ao comandante-geral da Polícia Militar, ao delegado-geral da Polícia Civil e à superintendente da Polícia Técnico-Científica, convidando-os para discutir com os deputados membros da comissão permanente da Assembleia Legislativa os acontecimentos ocorridos na zona norte da cidade de São Paulo desde o último domingo, 27/10. Na ocasião, à morte de um jovem durante abordagem policial, seguiu-se reação imediata da população, com carros queimados, lojas saqueadas. Também na rodovia Fernão Dias, distante centenas de metros da região, três grandes caminhões e seis ônibus foram incendiados.

Segundo Major Olímpio (PDT), os acontecimentos são consequência da estrutura da polícia na região, que ele classificou como insignificante. "E a da Polícia Rodoviária Federal na Fernão Dias é inexistente", completou o parlamentar. Já os deputado Pedro Tobias (PSDB) e Osvaldo Verginio (PSD) consideraram que é preciso discutir a situação "recuada" em que se encontra a polícia no Estado de São Paulo.

No mesmo sentido, Antonio Salim Curiati (PP) propôs também que se encaminhe um apelo ao Ministério da Justiça e ao Congresso Nacional no sentido de que seja revisto o Código de Processo Penal brasileiro.

Pauta

Na reunião, os deputados apreciaram uma pauta com 20 itens, cinco dos quais apenas para ciência. Entre os projetos de lei, sete receberam pedido de vista e oito foram aprovados. Foi também aprovado requerimento de autoria da deputada Beth Sahão (PT), que solicita à Secretaria da Segurança Pública informações acerca do número de registros envolvendo violência contra a mulher no ano de 2012 e nos primeiros seis meses de 2013. As informações completas sobre as deliberações podem ser acessadas no portal da Assembleia Legislativa.

Além dos parlamentares já citados, participaram ainda da reunião os deputados Dilador Borges e Fernando Capez, do PSDB, e Hamilton Pereira e Marco Aurélio, do PT.

alesp