Opinião - É preciso manter a coerência política


06/11/2013 12:25 | Carlos Neder*

Compartilhar:


A desconfiança e o descrédito de parcela da população pela política é algo que deve ser enfrentado, ainda mais quando se percebe um distanciamento dos jovens do assunto. Para tanto, os agentes políticos precisam manter coerência em relação ao seu discurso e às atitudes realmente tomadas. O que parece óbvio não é tão claro assim.

Como tenho dito, basta ver a propaganda de televisão do governo Alckmin na saúde. Com inserção no horário nobre, a publicidade do PSDB insiste em "vender" a ideia de que há fartos recursos sendo aplicados na área, capazes de proporcionar um atendimento de qualidade. Ora, a falta de coerência para quem vê e, principalmente, para aqueles que usam o sistema de saúde estadual é total.

O que é mostrado, por meio de belas imagens, não se traduz na prática. Para ficarmos em alguns pontos que tenho insistentemente constatado: faltam recursos e insumos básicos, os funcionários estão desmotivados pela forma como são tratados e as unidades não contam com infraestrutura adequada. Isso sem falar da opção exagerada e errada de despejo de dinheiro público para uso das entidades privadas, como é o caso das Organizações Sociais.

Se o PSDB adota essa linha, os partidos nascidos com base em ideais socialistas não podem incorrer nessa falha. Esse lembrete cai bem, ainda mais no momento em que o PT cuida da renovação de sua direção partidária em todas as esferas (nacional, estadual e municipal). A coerência deve ser a palavra de ordem para o embate ideológico que teremos nas eleições de 2014. Preservar esse princípio é fundamental. Não podemos admitir, em hipótese alguma, que o discurso eleitoral seja um e a prática de atuação seja outra.

Sendo bem direto: não podemos ganhar a confiança das pessoas e as eleições com um discurso mais à esquerda, em que a defesa de políticas públicas transformadoras e a participação popular estejam presentes, para depois, sem o menor pudor, fazermos uso de modelos típicos dos partidos de centro-direita, nos quais vem se espelhando o PSDB.

As duas últimas vitórias eleitorais do PT na cidade de São Paulo devem servir de exemplo de como o nosso discurso à esquerda ganhou o coração e a confiança das pessoas. É verdade que não conseguimos, ainda, ser reeleitos na capital paulista, o que exige uma interpretação. Porém, não podemos abrir mão das nossas convicções por mera conveniência eleitoral, reforçando preconceitos e estabelecendo alianças cada vez mais à direita. Pois o que vale mesmo é a prática da coerência na vida pública, algo que a população está cobrando dos partidos políticos.

* Carlos Neder é deputado estadual e coordenador do setorial de saúde do PT. Contatos: www.carlosneder.com.br/ deputadoneder@al.sp.gov.br / (11) 3105-5632.

alesp