Descalvado implanta programa de castração e identificação de animais


24/10/2014 10:03 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Recursos para a iniciativa de Descalvado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prefeitura de Descalvado (Região Administrativa Central) obteve R$ 50 mil da Secretaria do Meio Ambiente para o desenvolvimento do programa de castração e identificação de animais. O recurso financeiro atende emenda do deputado Edmir Chedid (DEM) indicada no início deste ano ao Orçamento do Poder Executivo estadual.

Em sua justificativa, o parlamentar defendeu a preocupação da prefeitura com o controle populacional de cães e gatos. Na ocasião, também afirmou que a castração é uma das formas mais eficientes de evitar que animais sejam abandonados diariamente em vias públicas ou entidades de defesa e proteção animal, bem como acabar com a transmissão de doenças.

"A castração consiste numa cirurgia feita em cães e gatos para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes, sendo que no caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica a preocupação da prefeitura", comentou.

Após a realização do programa de castração e identificação dos animais, a administração pública municipal terá de prestar contas ao governo do Estado referente à utilização do recurso obtido por Edmir. "Este é um procedimento padrão e fundamental por se tratar de dinheiro público. A prefeitura terá até dezembro para fazer sua prestação de contas", disse.

echedid@al.sp.gov.br

alesp