Morre ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos


20/11/2014 16:15 | Marisa Mello - Foto: Fabiano Ciambra

Compartilhar:

Dilma Rousseff consola familiares do ex-ministro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> . . . <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> . . .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> . . .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> . . .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg166109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O corpo do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos está sendo velado na Assembleia Legislativa até as 8h desta sexta-feira, 21/11, quando seguirá para o Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, onde será cremado. Bastos estava internado no hospital Sírio Libanês desde a última terça-feira, vindo a falecer hoje, 20/11, às 6h, por complicações de uma embolia pulmonar.

Pouco antes da missa de corpo presente, às 17h, a presidente da República, Dilma Rousseff, veio prestar as últimas homenagens a Bastos. Compunham a comitiva da presidente os ministros chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. O vice-presidente da República Michel Temer esteve presente mas se ausentou antes de a comitiva chegar.

A secretária estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda, representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na cerimônia. Ainda compareceram o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o deputado estadual Antonio Mentor (PT), o senador Aloisio Nunes Ferreira (PSDB/SP) e o governador eleito por Minas Gerais, Fernando Pimentel.



Biografia

Márcio Thomaz Bastos nasceu em Cruzeiro (SP), no dia 30 de julho de 1935. Formado em direito pela USP, em 1958, advogava exclusivamente em direito criminal, tendo atuado ao lado de Eliseu Buchmeier na acusação dos assassinos de Chico Mendes, seringueiro e ativista no Acre.

Nessa época, Bastos estava próximo de movimentos populares, como o das Diretas Já, entre 1983 e 1985, quando foi presidente da OAB de São Paulo. De 1987 a 1989, durante a Constituinte, integrou o Conselho Federal da OAB. Em 1990, após a eleição de Collor, fazia parte do governo paralelo do PT, no setor de Justiça e Segurança. Participou da redação da petição que resultou no impeachment de Collor.

Foi fundador, juntamente com Severo Gomes, Jair Meneghelli e dom Luciano Mendes de Almeida, do movimento Ação pela Cidadania. Recentemente, ao lado de profissionais liberais, fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

Foi ministro da Justiça durante o primeiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva, quando fez várias indicações de membros do STF que resultaram na atual composição daquele tribunal.

No ministério destacou-se pela reestruturação da Polícia Federal, bem como pela aprovação da Emenda Constitucional 45 (Reforma do Poder Judiciário). Em sua gestão também foi criado o Estatuto do Desarmamento e homologada a terra indígena Raposa Serra do Sol, entre outras iniciativas, como combate à lavagem de dinheiro, cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos ilícitos.

Era casado com Maria Leonor de Castro Bastos e tinha uma filha.

alesp