Valparaíso luta pela construção de estação de tratamento de esgotos


19/12/2014 10:18 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Caramez e Higuchi em audiência na Secretaria de Recursos Hídricos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quarta-feira, 17/12, em audiência intermediada pelo deputado João Caramez (PSDB), o prefeito de Valparaíso, Marcos Higuchi, solicitou ao secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos, Márcio Rea, a inclusão no Programa Estadual Água Limpa para a construção de uma nova lagoa de tratamento de esgotos na cidade. O diretor da Bacia do Baixo Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Lupércio Ziroldo Antonio, também participou da reunião, na sede da pasta.

Em sua explanação, o prefeito explicou que a construção é uma necessidade imediata do município. "Precisamos de um novo sistema de tratamento de esgoto doméstico para evitar agressão ao meio ambiente e o comprometimento da qualidade da água dos rios", disse Higuchi, que já adquiriu o terreno e tem a titularidade e licenças necessárias para implantação do novo sistema de tratamento.

Rea afirmou que Valparaíso terá prioridade para que a nova estação seja construída no ano que vem. A obra representará um investimento de cerca de R$ 10 milhões do governo do Estado de São Paulo.

"Agradeço ao Márcio Rea a atenção e empenho para atender esta solicitação da cidade de Valparaíso, obra importante, já que o despejo de esgoto bruto traz um sério risco de disseminação de doenças", alertou o deputado, que parabenizou o governo do Estado pela realização do Programa Água Limpa.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp