Aldeia em Avaí ganha barracão multiuso


29/01/2015 18:00 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Tobias, Jardim, Alckmin e índios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2015/fg167071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A comunidade indígena da Aldeia Ekeruá, no município de Avaí, na região de Bauru, recebeu a visita do governador Geraldo Alckmin, no sábado, 24/1, para a inauguração do barracão multiuso que será usado para o processamento da mandioca. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o cacique Jazone de Camilo, líder da aldeia, o prefeito Celso Faveri, o secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, e o deputado Pedro Tobias (PSDB).

A obra faz parte do Programa Microbacias 2 de apoio a iniciativas e planos de negócios apresentados por associações ou cooperativas de produtores rurais, comunidades indígenas e quilombolas. Com o barracão, os índios de Avaí poderão aprimorar e agregar valor à produção de alimentos derivados da mandioca. De acordo com o cacique, a aldeia produz mais de duas toneladas de mandioca limpa por dia. O projeto emprega cerca de 50 pessoas da comunidade.

Para Pedro Tobias, o programa do governo do Estado tem o grande mérito de fixar o homem no campo, além de dar condições para que as famílias tirem seu sustento da terra. Na opinião do deputado, é o agronegócio que tem feito e continuará fazendo a diferença na economia brasileira. Por isso, merece o incentivo que está recebendo do governo paulista.

Para incentivar ainda mais a permanência dos indígenas na Aldeia Ekeruá, o governador ficou de estudar a possibilidade de construir mais casas na reserva.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp