Aula Magna de Mestrado em Turismo da USP


27/02/2015 18:46 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Com o apoio do deputado Enio Tatto (PT), a Assembleia Legislativa e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP promovem pelo segundo ano consecutivo a Aula Magna do Programa de Mestrado em Turismo. O evento acontece nesta segunda-feira, 2/3, a partir das 14h, no auditório Paulo Kobayashi.

Os palestrante são o professor doutor Marcelo Cândido da Silva, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP, com o tema Os Caminhos da Pós-Graduação na Universidade de São Paulo, e Jun Alex Yamamoto, coordenador geral do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

"O evento é a atividade que abre o ano letivo do Mestrado e se propõe a discutir os caminhos da Política Pública de Turismo no Brasil e o desenvolvimento da Pós-Graduação na Universidade de São Paulo. Tem o intuito de chamar a atenção pública para a importância social, econômica e cultural que a atividade turística representa na atualidade no Brasil e no mundo", observa o Professor-Doutor Alexandre Panosso Netto, coordenador do Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

"O turismo é hoje uma das atividades mais rentáveis em praticamente no mundo inteiro", destaca Tatto, 1º secretário da Assembleia. Ele lembra que a Organização Mundial do Turismo, órgão das Nações Unidas, aponta que o número de pessoas que viajam todos os anos entre os países chega a um bilhão. Segundo ele, isso representa mais de 12% da população mundial.

Esse número diz respeito somente às viagens internacionais, porém se forem consideradas as viagens domésticas, o número é superior à própria população mundial, uma vez que grande grupo de pessoas faz mais de uma viagem ao ano. No Brasil, o número de turistas estrangeiros chega a seis milhões ao ano.

Já o mercado doméstico de viagens apresentou desempenho recorde no ano passado. Os brasileiros realizaram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo País, melhor número da série histórica, que representa acréscimo de 2% em relação a 2013, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Cerca de um terço da população, ou 62 milhões de brasileiros, visitaram algum destino nacional em 2014. Somente durante a Copa do Mundo, foram 3 milhões de turistas locais viajando pelo país.

etatto@al.sp.gov.br

alesp