Ato solene celebra Dia Estadual da Sukyo Mahikari


27/02/2015 18:58 | Da Redação - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Comemoração do Dia Estadual da Sukyo Mahikari, no plenário JK da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hidekazu Sakamoto, hiroki Shimizu, Itamar Borges, Almino Affonso e João Francisco Moreira Viegas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Jucelino Kubistchek durante sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167790.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ................<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167791.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Estadual da Sukyo Mahikari, comemorado anualmente em 27/2, foi tema da sessão solene realizada nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa. A entidade, de origem japonesa, criada em 1959, prega o equilíbrio e a harmonia entre as pessoas e as religiões, e atua em São Paulo desde 1971.

Por motivo de saúde, o deputado Jooji Hato (PMDB), proponente da homenagem, foi substituído, na presidência da solenidade, pelo deputado Itamar Borges (PMDB), que falou da importância do trabalho voluntário da entidade. Após ouvir atentamente as palavras de Hiroki Shimizu, presidente da entidade na América Latina, o deputado disse que "a mensagem que fica é que todo dia é dia de se praticar os princípios da Sukyo Mahikari".

Falando em japonês, Shimizu agradeceu a homenagem, a presença das autoridades e dos convidados que vieram prestigiar essa reunião. Segundo ele, muitas pessoas perguntam o que é a Sukyo Mahikari:"essa palavra, em idioma japonês, é parecida com o termo religião, mas por se tratar de um silogismo, é de difícil tradução", explicou.

Shimizu complementou dizendo que é um movimento paralelo à religião, que trabalha em prol de toda a humanidade. Ele citou lições do fundador da seita, Kotama Okada (nascido em 27 de fevereiro de 1901), que teria tido uma revelação divina no ano de 1959, prevendo uma época de dificuldades a partir do ano de 1962, e que as pessoas deveriam se unir, mesmo tendo convicções religiosas diferentes para superarem essas dificuldades.

Filho de Jooji Hato, o vereador paulistano George Hato, informou que seu pai está se recuperando de uma pneumonia e declarou que os mandatos seu e dele estão à disposição dos integrantes da Sukyo Mahikari. O vereador manifestou seu apreço aos membros da entidade, afirmando que eles praticam o bem e buscam extrair o que há de melhor em cada ser humano.

O presidente do Hospital Cruz Azul, que atende familiares de policiais militares, coronel Júlio de Antonio de Freitas, disse que aquele hospital, que realiza mais de 40 mil atendimentos por mês, tem buscado humanizar o atendimento, e que é uma satisfação ter uma equipe de voluntários da Sukyo Mahikari prestando assistência aos pacientes daquele local.

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) louvou a iniciativa de Jooji Hato e o trabalho de Itamar Borges na defesa das santas casas de São Paulo e na defesa do empreendedorismo no Estado. "Trata-se de uma justa homenagem a essa entidade que promove equilíbrio e paz interior a tantas famílias brasileiras. Ele disse que há uma propositura, na Câmara dos Deputados, para se criar o Dia Nacional da Sukyo Mahikari.

Também participaram do ato solene, entre outras autoridades, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, João Francisco Moreira Viegas, o ex-ministro Almino Affonso, e o professor da faculdade de Economia, Adminisração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, José Roberto Kassai.

alesp