Parlamentar alerta consumidor para as compras de Páscoa


27/03/2015 12:15 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Deputado destacou trabalho do Ipem-SP quanto aos ovos de chocolate oferecidos ao consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168767.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após analisar estudo do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), o deputado Edmir Chedid (DEM) solicitou aos consumidores muita atenção às tradicionais compras realizadas nesta época do ano, como as de ovos de chocolate e pescados. As dicas apontadas pelo parlamentar servem para auxiliar o consumidor a identificar os produtos irregulares.

Em relação aos ovos de chocolate, explica Edmir, é preciso estar atento às indicações que constam nas embalagens. Caso ofereça brinquedo como brinde, no produto deverá constar a indicação de que o mesmo possui "certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária e o selo do Inmetro.

"Fique atento aos ovos, bombons, às colombas ou qualquer outro produto embalado, que deve, segundo informações do Ipem-SP, apresentar de forma bastante clara a indicação do peso líquido na sua embalagem. Essa indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e também dos brindes, se houver", completou.

Quanto aos peixes, sejam estes comprados em feiras ou supermercados, o consumidor sempre deve acompanhar sua pesagem. "Esta medida deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto. E ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso em uma balança do local", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp