Deputada Maria Lúcia Prandi morre em São Paulo


07/10/2015 18:10 | Da Redação Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176767.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 7/10, a deputada federal Maria Lúcia Prandi (PT/SP), 70 anos. Ela estava internada desde o dia 23 de setembro no Instituto do Câncer, em São Paulo, onde recebia tratamento de câncer no pulmão, diagnosticado há um ano. O velório será realizado nesta quinta-feira, partir das 8h, no Memorial Necrópole Ecumênica, na avenida Nilo Peçanha, 50, no bairro Marapé, em Santos. A cremação acontecerá às 17h.

O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, suspendeu os trabalhos da Casa que seriam realizados nesta quarta-feira. Prandi foi deputada estadual por quatro mandatos consecutivos, pelo Partido dos Trabalhadores.

Prandi ocupava cadeira na Câmara dos Deputados desde que Ricardo Berzoini (PT) foi nomeado ministro das Relações Institucionais. Na Assembleia Legislativa ela exerceu mandato de 1995 a 2010. A parlamentar projetou-se como liderança da Baixada Santista e também do Vale do Ribeira, defendia causas da educação, dos direitos humanos e políticas públicas de fortalecimento da cidadania.

Ela iniciou sua trajetória política em 1989, quando foi nomeada para chefiar a Secretaria de Educação de Santos na gestão da prefeita Telma de Souza. Depois, elegeu-se vereadora, em 1992. Foi a primeira e única mulher a presidir a Câmara Municipal da cidade (1993-1994).

Nascida em Potirendaba, no interior de São Paulo, Maria Lúcia Prandi mudou-se com a família para Santos quando tinha 11 anos de idade. Ela estudou e fez toda a vida profissional na Baixada. Foi professora de história, formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e mestre em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Como educadora, foi também diretora na rede estadual de ensino.

Prandi era predidente do Diretório do PT em Santos, que manifestou em nota o pesar pelo falecimento da parlamentar: "O Partido dos Trabalhadores de Santos comunica, com profundo pesar, a morte de sua presidenta, Maria Lúcia Prandi, uma de suas principais lideranças. Filiada histórica do partido, foi secretária de Educação de Santos (governo Telma de Souza), vereadora, presidenta da Câmara Municipal. Deputada estadual por quatro mandatos e deputada federal. O PT sente a dor de uma das principais referências da política regional, estadual e federal, sinônimo de dignidade, e um ser humano irreparável. Solidariedade à família".

alesp