Equipamento de radioterapia para Sorocaba


05/02/2016 11:17 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:

David Uip e Carlos Cezar (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184143.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na quinta-feira (4/2), o líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, Carlos Cezar, esteve no gabinete do secretário de Saúde do Estado, David Uip, para cobrar mais um equipamento de radioterapia para Sorocaba.

Com quase 40 anos, a única máquina de radioterapia da cidade fica no setor de oncologia da Santa Casa e está com a agenda lotada, mesmo funcionando 22 horas por dia.

De acordo com a prefeitura, são assistidos 3 mil pacientes por mês, somente no campo da radiologia. Devido à fila de espera, parte deles tem de viajar mais de 200 quilômetros para atendimento em cidades como Guarulhos e Campinas.

Em visita a Sorocaba no dia 30 de janeiro, Uip anunciou que o Estado abriu licitação para contratar uma empresa privada de radioterapia no município. Após três dias, entretanto, a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde informou, em resposta ao jornal Cruzeiro do Sul, que a licitação não havia sido aberta, tampouco o edital fora publicado. Por essa razão, o parlamentar foi até o secretário cobrar uma solução definitiva.

Em resposta, David Uip explicou que anunciou a licitação, pois a decisão já havia sido tomada, e que agora era preciso aguardar o trâmite burocrático.

Carlos Cezar pediu celeridade. "É um absurdo o que estamos vivendo em Sorocaba. Uma cidade com este porte e que atende toda a sua região, com quase 2 milhões de pessoas, jamais poderia ter apenas um aparelho de radioterapia", disse.

carloscezar@al.sp.gov.br

alesp