Parlamentar participa de debate sobre despoluição de rios na Alerj


22/07/2016 10:41 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Chico Sardelli em debate sobre meio ambiente na Alerj<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa paulista, Chico Sardelli (PV) participou na quinta-feira (21/7) de debate na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro sobre as soluções tecnológicas para despoluição da baía de Guanabara e do Complexo Lagunar da Barra. O evento foi promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj.

Sardelli citou alguns exemplos de São Paulo e a experiência que acompanhou no rio Arroio Fundo, no Rio de Janeiro. Por ocasião dos Jogos Pan-Americanos, a seleção americana não queria ficar na Vila do Pan devido ao mau cheiro e poluição no Arroio Fundo. Para resolver esse problema, foi implantada em 2007 uma Unidade de Tratamento de Rio (UTR), que permite a limpeza das águas através do processo de flotação.

O deputado disse ainda que o mesmo sistema foi implantado no parque do Ibirapuera, no Horto Florestal e no Zoológico de São Paulo, na lagoa da Pampulha, em Minas Gerais, entre outros locais. "Tenho acompanhado ainda as discussões sobre a despoluição nos rios Pinheiros e Tietê, em São Paulo. De 16 sistemas de despoluição analisados para o Pinheiros, o que chegou a melhores resultados foi a flotação, com implantação de UTRs."

Sardelli comentou sobre a represa do Salto Grande, em Americana, que está degradada por receber grande carga de esgoto. "É um assunto delicado, que precisa continuar sendo discutido com prefeituras e Ministério Público. A UTR pode ser uma opção para despoluição da represa", completou.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp