Reitor da Unesp pede sugestões ao Conselho para reajuste


18/08/2016 17:09 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (à esq.) em reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2016/fg193589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) intermediou uma conversa entre o comando de greve do Campus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o reitor Júlio Cezar Durigan, no dia 16/8, na reitoria da universidade, em São Paulo, com o objetivo de encontrar um caminho para o fim da paralisação e dos impasses entre servidores e direção. Com argumentos de que o momento econômico do país não permite reajuste salarial, o reitor propôs o enxugamento do orçamento para poder atender o mais breve possível à reivindicação de servidores e docentes.

A parlamentar apontou os prejuízos da greve, deflagrada há mais de dois meses, e pediu ao reitor um compromisso com os servidores para um acordo bom para todas as partes. "Eu entendo a dificuldade do momento econômico, sei que o governador fez vários cortes e sei que o senhor, na figura do reitor, também não tem interesse em chegar a uma negociação salarial com a proposta de reajuste zero. Por outro lado, os servidores têm contas a pagar e também há alunos que devem se formar", avaliou Márcia.

O reitor disse que pediu ao Conselho Universitário sugestões para enxugar o orçamento ou remanejar verba, mas que nada lhe foi apresentado.

Atendendo a uma proposta da deputada Márcia Lia, o comando de greve irá discutir com os servidores de Araraquara encaminhamento de sugestões de manejo no orçamento para a próxima reunião do Conselho Universitário, no dia 23/8.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp