Frente Parlamentar discute o caráter público do ensino superior e tecnológico


26/08/2016 14:05 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:


A Frente Parlamentar em defesa das Universidades Públicas do Estado de São Paulo, presidida pelo deputado Carlos Neder (PT), reuniu-se nesta quinta-feira, 25/8, para discutir a importância de garantir as condições para que a educação pública continue sendo oferecida em nível superior e técnico-profissionalizante, mantendo a ampliação e democratização do acesso sem prejudicar a qualidade do ensino e da produção científico-acadêmica. Estes objetivos são as principais preocupações dos representantes das instituições de ensino públicas e entidades docentes que participaram da reunião.

A retirada de recursos da área da Educação, conforme prevê uma série de projetos de lei e emendas à constituição em tramitação no Congresso Nacional, acrescida da redução orçamentária já enfrentada pelas instituições de ensino, deve agravar ainda mais o problema de financiamento das universidades públicas e recai num debate ainda mais amplo sobre o papel do Estado no oferecimento da educação superior e profissionalizante.

De acordo com Vitor Marchetti, pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do ABC (UFABC), a instalação e ampliação desse debate entre os mais diversos setores da sociedade torna-se fundamental para mostrar que o próprio desenvolvimento do País é que está em jogo.

Para aprofundar esse debate, a Frente Parlamentar realizará no dia 22 de setembro uma audiência pública com o tema "A Defesa do Caráter Público do Ensino Superior e Tecnológico: financiamento, modelos e políticas de acesso, assistência e permanência estudantil". O encontro será no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, a partir das 10h.

Descentralização do debate

Outro encaminhamento dado pelos integrantes da Frente Parlamentar foi a realização de atividades descentralizadas, com reuniões em diversas regiões do estado a fim de envolver novas lideranças neste debate - incluindo o poder municipal -, e mostrar a importância das universidades públicas e das instituições tecnológicas para o desenvolvimento econômico regional. O próximo encontro, que deve ocorrer na região do ABCD paulista em data a ser definida, terá como tema "Fundações Públicas Municipais e seu papel no sistema educacional".

deputadoneder@al.sp.gov.br

alesp