Operação antifraude em postos de combustível


29/09/2016 17:30 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


Operação de fiscalização em postos de combustível deverá se estender a todo o Estado por prazo indeterminado. A ação envolve as secretarias da Justiça e Defesa da Cidadania, Segurança Pública, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Agência Nacional do Petróleo, Fundação Procon-SP e Ministério Público.

De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 28/9, seis postos foram inspecionados, 44 bicos de bombas interditados e duas pessoas presas em flagrante. São inúmeras as irregularidades encontradas nos estabelecimentos, que vão desde bombas com a volumetria modificada até combustível adulterado", disse o deputado Edmir Chedid (DEM).

"Foram descobertos equipamentos desregulados, que registravam volume maior de combustível do que efetivamente era pago pelo consumidor. Em média, a diferença atingia 10%. Ou seja, para quem abastece um tanque de 40 litros, estamos falando em uma perda de meio litro de combustível. Este esquema fraudulento prejudica quem trabalha de acordo com a legislação", comentou o parlamentar.

Consumidores que se sentirem lesados por postos de combustíveis poderão registrar reclamação no Procon, por meio do telefone 151, no Ipem, pelo 0800-013-0522, ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão. "O consumidor deve ficar atento e fazer valer seus direitos através das denúncias, que ajudarão nas fiscalizações", finalizou Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp