Apaes estão há quase dois anos sem reajuste de verbas


20/10/2016 17:33 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:

Celso Nascimento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado, no dia 18/10, na Comissão de Educação, requerimento apresentado pelo deputado Celso Nascimento (PSC), para que seja encaminhada indicação à Secretaria estadual da Educação com o objetivo de reajustar o valor per capita do repasse às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de todo o Estado.

As Apaes estão há aproximadamente dois anos sem reajuste nesse repasse. Atualmente, 305 Apaes são filiadas ao Estado, sendo que 258 possuem convênio com a secretaria para atender em torno de 20 mil alunos na prestação de serviços de educação especial. "É nossa obrigação zelar pela continuidade do atendimento através do sistema educacional da rede especializada a pessoas com deficiência", explica o deputado.

O governo destina o valor de R$ 3,5 mil por ano aos alunos com deficiência intelectual. De acordo com a Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes), os valores para esse atendimento se aproximam aos que a Secretaria da Educação paga pelo convênio mantido no atendimento de alunos autistas, em torno de R$ 1,125 mil por mês para cada estudante.

celsonascimento@al.sp.gov.br

alesp