Associação musical de Apiaí declarada de utilidade pública


30/11/2016 18:25 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:


Desde 28/11, a Associação Maestro Custódio Possidônio Martins, de Apiaí, passou a ser considerada entidade de utilidade pública. A Lei Estadual 16.333 foi publicada no Diário Oficial do Estado e tem origem no projeto de lei do deputado Carlos Neder (PT).

De acordo com Neder, a associação foi fundada em 2006 por integrantes e colaboradores da Banda Municipal de Apiaí, para dar continuidade ao legado histórico da corporação musical. Tem como atividade inicial a difusão da cultura musical popular no município e no Estado. Entre os objetivos da entidade estão a promoção da cultura, a defesa da conservação do patrimônio histórico e artístico e a manutenção do caráter permanente da Orquestra Sinfônica Maestro Custódio Possidônio Martins.

Além disso, a associação funciona como escola para o ensino gratuito de música, artes cênicas e artes plásticas e se presta à promoção de atividades culturais. A ideia é buscar uma maior participação dos jovens da comunidade nessas atividades, visando a socialização, além da formação e profissionalização de novos músicos.

Para o músico e presidente da associação, Josimar da Rosa Camargo, a declaração de utilidade pública estadual é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade. Segundo ele, isso demonstra a credibilidade da associação e é importante para busca de outras parcerias governamentais e financiamento de novos projetos.

A associação atende, voluntariamente, cerca de 140 crianças, muitas em situação de vulnerabilidade social. A Associação Maestro Custódio Possidônio Martins está localizada à rua XV de Novembro, 59, em Apiaí. Com cerca de 27 mil habitantes, a cidade de Apiaí fica a 320 km da capital.

deputadoneder@al.sp.gov.br

alesp