Unidades de Saúde do Estado poderão oferecer serviços de naturologia


13/01/2017 18:54 | Da Redação: Keiko Bailone

Compartilhar:


Seguiu para sanção do governador, em dezembro último, o Projeto de Lei 355/2016, que autoriza o Poder Executivo a criar o serviço de naturologia nas unidades de saúde mantidas pelo Poder Público ou vinculadas à secretaria estadual da Saúde.

Ao apresentar a propositura aprovada pelos parlamentares paulistas, o autor, deputado Salim Curiati (PP), lembrou que, há dez anos, o ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, em caráter nacional. À época, a recomendação era para que as secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e municípios adotassem a naturologia.

Profissionais formados em naturologia existem desde 1998, quando foi criado o primeiro curso superior na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), seguido, em 2002, pela Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo.

Segundo Curiati, algumas cidades brasileiras já integraram em seus serviços públicos de saúde naturólogos concursados, como por exemplo Macaé, no Rio de Janeiro, e Laguna, em Santa Catarina. Em São Paulo há o Hospital das Clínicas (FMUSP), o ambulatório do hospital Pérola Byington e a Casa do Adolescente de Pinheiros, todos dentro do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo. Na capital paulista há ainda atendimentos em Naturologia através de estágios supervisionados nas UBS de Belenzinho (Marcus Wolosker) e Vila Guarani. No terceiro setor, na "Casa do Zezinho", a naturologia é aplicada dentro do projeto "Se cuida, Zezinho!".

O que é

A origem da palavra naturologia é greco-latina (natura+logos) e sua característica principal é o estudo dos recursos naturais. Pode-se resumir a Naturologia como uma área da saúde que utiliza técnicas naturais, mas sempre apoiadas em estudos que acabam por contribuir para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a melhora da qualidade de vida das pessoas como um todo.

Das diversas atuações que o profissional da naturologia é capaz de realizar, se destacam: acupuntura, aromaterapia, Qi Gong, cromoterapia, essências florais, física quântica, fitoterapia, iridologia, medicina tradicional chinesa, reflexologia e yoga.

*Fonte: Dicas de Massagem

alesp