Da Tribuna


13/02/2017 17:18 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CORONEL TELHADA - Lamenta o falecimento do cabo José Francisco Mariano. Narra como ocorrera o embate com os criminosos. Tece considerações a respeito da violência, no País. Apoia a valorização salarial dos policiais militares, mas mostra-se contrário à greve da categoria. Critica notícia, a respeito da defesa da liberação de uso de drogas, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Discorre sobre a relação entre "pancadões" e o tráfico de entorpecentes.

CARLOS GIANNAZI - Comunica que visitou três escolas estaduais, de lata, na última sexta-feira, 10/2. Defende o uso de alvenaria nessas instituições, para melhor acolher professores e alunos. Lamenta a falta de manutenção e a precarização das estruturas. Exibe foto de escola de lata incendiada. Informa medidas adotadas pelo seu mandato parlamentar, tendentes a favorecer a Educação. Afirma que deve acionar o Ministério Público, a Secretaria da Educação, o Tribunal de Contas do Estado, e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em defesa da reforma das escolas de lata.

DAVI ZAIA - Discorre a respeito do orçamento destinado aos institutos de pesquisa, no Estado de São Paulo, em detrimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp ). Comenta atividades de financiamento, desenvolvidas pela instituição, na seara do transporte de cargas e de saúde bucal, por exemplo. Defende a devolução de recursos para a citada entidade de pesquisa e inovação.

MARCO VINHOLI - Informa convênio entre o Estado e 26 municípios, da região de Araraquara, cujos recursos, do Fundo a Fundo e do Vivaleite, somam cerca de 15 milhões de reais. Enaltece a relevância dos programas "Bom Prato" e sua melhoria, o "Bom Prato Saúde", implementado em Botucatu e Barretos. Clama ao governo do Estado que favoreça a extensão do programa para Catanduva e Bebedouro. Comemora a aprovação da reforma do ensino médio no Senado. Ressalta a ampliação do ensino em tempo integral. Acrescenta que fez indicação de nomeação de logradouro, em homenagem a Maurílio Pereira, policial militar morto em 25/12/2012, em Barueri.

CORONEL CAMILO - Informa que estivera no 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na zona norte, a fim de dialogar com os profissionais ali lotados. Enaltece o comprometimento com a sociedade e a internalização de valores, do jovem policial militar. Clama ao governador do Estado a valorização do trabalho dos profissionais de Segurança Pública.

JOOJI HATO - Reivindica a plantação de árvores frutíferas, para atrair pássaros e combater cupins. Ressalta a relevância do projeto Pomar, implementado pelo governo Mário Covas, nas imediações das marginais dos rios Tietê e Pinheiros. Defende o uso de pisos drenantes, a fim de absorver a água pluvial, a favor da permeabilização do solo. Lamenta prejuízos econômicos e à saúde, decorrentes de enchentes. Manifesta-se a favor da elevação da velocidade, nas marginais.

CARLOS GIANNAZI - Informa que participou de assembleia da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia), centro de excelência na formação inicial em música, teatro, artes plásticas e dança, no último sábado. Afirma que o prefeito João Doria visa a demitir cerca de 30% dos professores da citada instituição. Manifesta-se contrariamente à demissão da diretora. Lembra o fechamento da Banda Sinfônica, pelo governo do Estado. Lamenta a tendência de privatizações e terceirizações para organizações sociais, a serem adotadas pelo governo municipal. Aduz que audiência pública, na quinta-feira, às 19 horas, no plenário Tiradentes, deve defender a Emia. Clamou pela aprovação do PL 31/2017, que garante o desconto de 50% na tarifa do transporte intermunicipal, para professores estaduais. Critica a elevação das tarifas no transporte intermunicipal.

alesp