Solene homenageia Fábio Bibancos com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo


20/02/2017 18:57 | Da redação Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Fábio Bibancos, Fernando Capez e Marcos Capez.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solene ocorreu nessa sexta-feira, 17/2<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Bibancos, Fernando Capez e Marcos Capez.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com abertura feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, foi realizada nesta sexta-feira, 17/2, solenidade com a finalidade de homenagear o fundador e presidente da Oscip Turma do Bem, o cirurgião dentista Fábio Bibancos. A Oscip Turma do Bem é a maior rede de voluntariado do mundo e foi fundada em 2002 por Bibancos para atender pessoas que não podem custear um tratamento dentário e, por isso, têm dificuldades para arrumar emprego, conviver socialmente e namorar, entre outras que as impedem de viver plenamente.

Bibancos percebeu as dificuldades dessas pessoas e, sem ter como atender tantos necessitados, convidou amigos dentistas a reservar parte de sua agenda para essas pessoas. Como a proposta era humanitária, não tardou para que profissionais de todo o Brasil e de diversos países da América Latina atendessem o apelo de Bibancos e transformassem a ideia em realidade. Relatos de pacientes, ao vivo na tribuna ou em vídeo apresentado durante a cerimônia, mostram que os atendimentos são de diversos graus de dificuldade, desde o tratamento de um canal até uma prótese total, como a realizada em uma paciente agredida pelo companheiro e que teve seus dentes quebrados.

Capez entregou o Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Bibancos que estendeu a homenagem a todos seus colegas dentistas, em número de 16 mil atualmente, e às pessoas que trabalham na rede de voluntariado, além de amigos de todas as profissões. Bibancos disse ainda que a Turma do Bem não trabalha com verba pública, apenas com verba de empresas, mas que mesmo assim, "dá para fazer".

Bibancos disse que é dentista há 30 anos e nunca viu uma política pública voltada para o tratamento odontológico. "Eu sei que o que a Turma do Bem faz é legal, mas eu queria uma política pública que permitisse às pessoas irem ao dentista".

Participaram da homenagem os dentistas representantes da Turma do Bem em diversas cidades do interior de São Paulo e que multiplicam esse trabalho em seus municípios. Também participou da homenagem o representante do Conselho Regional de Odontologia, Marcos Capez.

alesp