Prevenção contra febre amarela no carnaval


24/02/2017 15:39 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM), destacou nesta quinta-feira, 16/2, a importância da prevenção contra a febre amarela aos turistas e foliões que deverão viajar para alguma área de risco durante o feriado de carnaval. Na ocasião, o parlamentar destacou o trabalho do Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para que as pessoas que precisam busquem a rede pública para receber a aplicação da vacina contra a febre amarela.

O parlamentar explicou que a vacina é recomendada especialmente para quem irá se descolar nesse feriado para regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas. "É preciso redobrar os cuidados com a prevenção para poder aproveitar o carnaval com saúde e tranquilidade", disse.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a dose contra a febre amarela deve ser tomada com dez dias de antecedência da viagem. Atualmente, a imunização é destinada especificamente para quem mora ou viaja para áreas de risco (veja aqui os municípios de risco, segundo o Ministério da Saúde). A vacina é elaborada com o vírus vivo atenuado e tem eficácia superior a 90%.

A vacina pode ser aplicada a partir de nove meses de idade. Adultos e crianças, acima de cinco anos já vacinados, precisam tomar reforço único, dez anos após a primeira dose. No caso de gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas a imunização não é recomendada.

echedid@al.sp.gov.br

alesp