Uma semana para a celebração da produção científica


24/02/2017 15:43 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:


O Estado de São Paulo é responsável por metade da produção científica nacional e base para cerca de metade dos cientistas e pesquisadores que atuam no país. Para celebrar a importância da ciência, da pesquisa e dos pesquisadores para o desenvolvimento científico e tecnológico de São Paulo, o Estado passa a contar agora com uma data especial: a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, instituída pela Lei 16.385, de 21 de fevereiro de 2017.

Autor do Projeto de Lei 273/2006, que criou a semana, Carlos Neder (PT) justifica a importância da celebração devido a relevância do Estado de São Paulo na produção científica do país e a necessidade de reconhecimento de seus principais atores. "A produção científica do Estado de São Paulo é comparável a de países como a Espanha e a Itália, sendo proveniente, fundamentalmente, das universidades públicas estaduais e federais, dos institutos de pesquisa estaduais e das escolas técnicas", aponta Neder.

O projeto de lei, apresentado há mais dez anos pelo parlamentar na Assembleia Legislativa paulista, acompanha decreto nacional de 2004, assinado pelo presidente Lula, que institui a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Segundo Carlos Neder, o objetivo da iniciativa é divulgar junto à população do Estado de São Paulo as políticas de sucesso no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado e seu impacto na melhoria da qualidade de vida da população paulista e brasileira.

deputadoneder@al.sp.gov.br

alesp