Estado de São Paulo Transparência ALESP
 Envie      Impressão
16/03/2017 20:04

Da Tribuna

Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia


WELSON GASPARINI - Faz apelo a seus pares para que apoiem um debate sobre reforma política no Brasil. Critica o número de partidos políticos existentes no País, que, a seu ver, é excessivo e acarreta a inexistência de diretrizes políticas claras. Comenta a proposta de sistema eleitoral que eliminaria o voto, individualmente, em candidatos. Lamenta a corrupção dos grandes líderes políticos brasileiros. Exalta o papel das lideranças comunitárias. Acentua a importância da consciência do cidadão ao votar.

ORLANDO BOLÇONE - Cumprimenta os parlamentares eleitos para a nova Mesa Diretora desta Casa. Anuncia o aniversário de São José do Rio Preto, no próximo domingo. Aponta aspectos históricos, populacionais e econômicos da cidade. Comenta a relevância do município na área de ciência e tecnologia.

CORONEL TELHADA - Pontua que os políticos não devem ser limitados por restrições partidárias. Lê mensagem recebida por seguidora de suas redes sociais, a respeito de auxílio recebido de policial militar em situação de emergência. Solicita esclarecimentos do prefeito de Diadema acerca do andamento do concurso público para servidores para a Guarda Civil da cidade. Critica as propostas de reforma da Previdência Social. Faz apelo ao governador Geraldo Alckmin por reajustes salariais para os profissionais da segurança pública.

CARLOS GIANNAZI - Manifesta apoio à greve dos funcionários públicos de Santos. Lista as reivindicações do movimento. Reprova a tentativa do prefeito da cidade e ex-deputado estadual, Paulo Alexandre Barbosa, de impedir as atividades grevistas. Faz críticas ao histórico de atuação política deste prefeito, que, segundo ele, sempre atuou em oposição aos direitos dos trabalhadores da educação. Desaprova a gestão do governador Geraldo Alckmin no setor educacional paulista. Aprova as atitudes dos metroviários na paralisação de ontem.

JOOJI HATO - Cumprimenta os visitantes. Lastima a recorrência de assaltos em São Paulo. Cita dados de falecimentos relacionados ao consumo de drogas. Considera o sofrimento das mães de pessoas envolvidas em ocorrências de violência. Defende a proibição do uso de garupas em motocicletas e a instalação de câmeras de segurança em locais vulneráveis da cidade. Lamenta os vetos sofridos por seus projetos de lei na área de segurança pública.

MARCO VINHOLI - Tece elogios à atuação do prefeito de Urupês. Comemora a possibilidade de aumento da destinação de verbas para municípios paulistas a partir da recontagem de sua população. Parabeniza o subprefeito de Pinheiros, Paulo Mathias, pelo projeto de revitalização do Largo da Batata. Felicita-se pela possibilidade de instalação de um Conselho Estadual da Juventude em São Paulo. Informa o pedido, feito por seu gabinete, de estabelecimento de Fatecs em Olímpia e Matão. Faz elogios ao mutirão de saúde promovido pelo governador Geraldo Alckmin em cidades do interior paulista. Faz apelo à Anvisa para a celeridade na importação de medicamento estadunidense para tratamento da atrofia espinhal muscular.

LUIZ CARLOS GONDIM - Defende o investimento em educação como meio para enfrentamento da crise brasileira. Considera o grande volume e a diversidade de trabalho de parlamentares. Anuncia a presença do prefeito Elson Machado e do vice-prefeito Wandrei Gasparetti, de Guaraci, acompanhados por Sandro, os quais saúda. Enumera as dificuldades enfrentadas por cidades pequenas para atender necessidades básicas de saúde da população. Aponta que o atendimento do AME anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, David Uip, não contempla esses municípios.

MARCOS DAMASIO - Informa reunião com o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, em que representou a região do Alto Tietê. Lista necessidades da área na cidade de Ferraz de Vasconcelos. Considera o déficit de policiais em todas as regiões do Estado. Lamenta que servidores da área estejam antecipando sua aposentadoria em função da possibilidade de alteração da legislação previdenciária. Agradece a receptividade da Sabesp em reunião com os prefeitos Palau, de Igaratá, e Fabia da Silva Porto Rossetti, de Santa Isabel. Declara-se esperançoso na atuação do novo presidente desta Casa, Cauê Macris.