Assembleia Legislativa participa da Hora do Planeta

Ato simbólico teve início em Sidney, na Austrália, em 2007
24/03/2017 18:32 | Da Redação

Compartilhar:


O Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia paulista, desligará suas luzes no horário das 20h30 às 21h30, deste sábado, 25/3, em apoio à Hora do Planeta. Este é um ato simbólico mundial, surgido há dez anos, em Sidney, na Austrália, para alertar as pessoas sobre a importância de proteger o planeta contra os impactos ambientais negativos.

Organizado pela Ong ambientalista World Wildlife Fund (WWF), esse movimento tem ganhado a cada ano mais adeptos, como cidades, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. Em sua oitava edição (2015), a Torre Eiffel, a Ópera de Sidney, o Big Ben e outros 623 monumentos do mundo ficaram com as luzes apagadas na Hora do Planeta. No ano passado, esse ato contou com a participação de 185 municípios e todas as capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal.

Em 2016, a Hora do Planeta aconteceu no dia 19/3 (sábado), no mesmo horário programado para este ano. Março é o mês escolhido por coincidir com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.

Adesões

Quem quiser participar da Hora do Planeta, deve desligar as luzes de sua casa por uma hora. Entretanto, para que uma cidade seja reconhecida oficialmente como participante, é necessária a inscrição de governadores e prefeitos junto à WWF. Só após isso as cidades recebem um guia com dicas para envolver toda a comunidade e recomendações a respeito da segurança no momento do ato.

A intenção não é economizar energia com esse ato. Não se trata de um "apagão", mas sim de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas. Ficam acesas aquelas necessárias à segurança, tais como semáforos, luzes de ruas e avenidas, e as essenciais, a exemplo de hospitais.

Campanhas e vídeos oficiais procuram mostrar que o objetivo vai além da redução do consumo por apenas uma hora. O apagar das luzes simboliza o compromisso com o planeta e a necessidade de ações concretas na luta contra as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. Como afirmou o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no vídeo de 2015: "nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito".

alesp