Obras do metrô e da CPTM estão estagnadas


24/03/2017 17:02 | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:


O deputado Enio Tatto (PT) se pronunciou, no dia 23/3, na tribuna da Assembleia Legislativa e questionou a inclusão na pauta da Ordem do Dia do Projeto de Lei 817/2016, que propõe a transferência de recursos financeiros da CPTM para obras na Rodovia dos Tamoios. "Embora seja necessário o investimento na estrada, a retirada de verbas da CPTM não se justifica. Além dos inúmeros problemas com a manutenção de suas linhas, há um grande número de obras inacabadas ou paralisadas pelo governo do Estado", comenta o deputado.

"O jornal Folha de São Paulo publicou artigo que reforça esses argumentos. O monotrilho da Linha 17-Ouro, prometido para 2014, deverá ser entregue em 2019. A Linha 4-Amarela, além de estar atrasada, teve cancelada a estação prevista em Taboão da Serra. O monotrilho da Linha 15-Prata, prometido para 2016, agora está previsto para 2018. Já a Linha 18-Bronze, que faria a ligação com o ABC paulista, nem começou", acrescenta Tatto.

O deputado falou ainda da extensão da Linha 9, do Grajaú até Varginha. "Iniciada em 2010, a construção teve a entrega adiada por três vezes. Agora, o governador diz que os trabalhos estão "a todo vapor" para serem concluídos ainda este ano. O que vi nesta semana, quando visitei o local, é que as obras estão totalmente paralisadas".

"Os tucanos, no poder há 30 anos em São Paulo, não levaram o metrô para fora da capital e deixaram um legado de apenas 75 km de linhas. Essa realidade não é mencionada pelo governador Alckmin, que escolheu concluir apenas uma pequena parte das obras por ele iniciadas por razões políticas, para ser candidato nas próximas eleições", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp