Certificação da fosfoetanolamina será apresentada na Comissão de Saúde


25/04/2017 18:14 | Da Redação Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Saúde ocorreu nesta terça-feira 25/4<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201567.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201568.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião da Comissão de Saúde realizada nesta terça-feira, 25/4, foi aprovado requerimento do deputado Roberto Massafera (PSDB), convidando o diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Paulo Marcelo Gehm Hoff, para apresentar, em data a ser agendada, relatórios dos testes efetuados pelo instituto para a certificação da fosfoetanolamina sintética, substância que teria efeito de combate ao câncer.

Foi aprovado ainda requerimento apelando ao governador Alckmin por repasses permanentes de recursos financeiros às Apaes. Seu autor, o deputado Luiz Carlos Gondim (SD), explicou que as Apaes atendem a uma variedade de patologias que o SUS não cobre, e sempre estão com problemas financeiros, daí o pedido para que essas entidades "sejam olhadas com mais carinho". A comissão ainda aprovou os pareceres dos PLs 271 e 509, ambos de 2016 e respectivamente dos deputados Wellington Moura (PRB) e André do Prado (DEM).

A comissão deveria ter ouvido a diretora técnica de saúde da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho, Simone Alves dos Santos, a respeito do Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador Exposto a produtos cancerígenos, mais especificamente o benzeno. O deputado Marcos Martins (PT), autor do pedido, e o deputado Milton Vieira (PRB) quiseram saber se houve justificativa para a ausência, o que foi negado pelo presidente Cezinha da Madureira (DEM).

Participaram ainda da reunião os deputados Dr. Ulysses (PV), André do Prado e Hélio Nishimoto (PSDB). A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br " no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.

alesp