Encontro com refugiados sírios acontece na Assembleia Legislativa


25/04/2017 18:24 | Da Redação Mateus Lima - Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Reunião ocorreu nesta terça-feira, 25/4<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Batoul Khamis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahao   durante entrevista para a TV Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reunião organizada pela deputada Beth Sahão (PT), na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 25/4, recebeu uma família de refugiados sírios para discutir quais são as políticas públicas e direitos garantidos a esta comunidade no Estado de São Paulo.

São cerca de 30 mil solicitações de refúgio no Brasil, segundo dados da Agência da ONU para Refugiados (Acnur). A deputada acredita que é preciso organizar e ajudar nos processos de recepção, além de buscar meios para garantir a atuação do Estado.

Batoul Khamis, 18, nasceu na capital da Síria, Damasco, e está no Brasil há três anos. Ela conta que apesar das dificuldades que vive hoje, a hospitalidade do brasileiro foi um suporte importante para readaptação na sociedade. Segundo ela, as principais barreiras a serem quebradas ao adentrar em outro país são língua, moradia e trabalho. Ela também disse que existe uma dificuldade em reunir as famílias, devido a fatores financeiros e burocráticos.

O objetivo da deputada é buscar onde a comunidade está alocada e quais são suas principais necessidades, para verificar como o Legislativo paulista pode auxiliar.

alesp