Frente Parlamentar fará o debate sobre o parlamentarismo

Mudança no regime político seria solução para a crise no país, afirmam participantes
27/04/2017 19:52 | Da Redação Monica Ferrero " Fotos: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Lançamento da frente ocorreu na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Jorge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada nesta quinta-feira, 27/4, a Frente Parlamentar Franco Montoro em Apoio ao Parlamentarismo, sob coordenação do deputado Davi Zaia (PPS), com o objetivo de debater a proposta de implementar esse regime político no Brasil, homenageando ainda o ex-governador Franco Montoro, um defensor convicto do parlamentarismo.

Segundo Zaia, a atual situação de crise política por que passa o país mostra que o presidencialismo não é a solução, pois não permite uma mudança de rumos nem uma consulta à população. Por isso, ele defendeu as reformas política e eleitoral, e manifestou esperança de que a frente consiga ampliar o debate sobre o parlamentarismo, levando-o também às câmaras municipais.

"O presidencialismo pode não ser o regime mais adequado para a democracia brasileira, visto que em pouco tempo tivemos dois impeachments", disse a vice-coordenadora da frente, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB).

Também componente da frente, o deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB) afirmou sua crença de que o parlamentarismo é o melhor caminho para o Brasil, pois "o presidencialismo é uma fábrica de crises" e saudou o vanguardismo da Alesp no debate deste tema. O deputado lamentou ainda que seu partido "tenha abandonado este debate e tenha preferido defender as reformas trabalhista e da previdência".

O ex-deputado federal Eduardo Jorge, autor da Proposta de Emenda à Constituição 20/1995, que estabelece o parlamentarismo; o representante da presidência da OAB-SP e membro da Comissão de Reforma Política, Ney Edson Prado; e o representante da presidência do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Luiz Antonio Sampaio Gouveia, também compuseram a mesa e defenderam a realização de um plebiscito sobre o parlamentarismo, a reforma política, e a convocação de uma constituinte como forma de solucionar a crise política brasileira.

Estavam também presentes ao evento o deputado Roberto Tripoli (PV), os ex-deputados Ricardo Montoro " acompanhado de familiares -, Tonico Ramos e Tonca Falsetti, e a deputada federal Pollyana Gama (PPS/SP), entre outros. Participarão também da frente representantes da sociedade civil e ex-parlamentares.

Também são componentes efetivos da Frente Parlamentar Franco Montoro em Apoio ao Parlamentarismo os deputados João Caramez e Roberto Massafera, ambos do PSDB, e mais 23 parlamentares são seus apoiadores. Uma exposição montada pelo Memorial da América Latina foi inaugurada diante do auditório Franco Montoro, em homenagem a este político paulista, e ficará aberta até o próximo dia 4/5.

alesp