CPI para apurar irregularidades de operadoras de saúde define roteiro de trabalho


17/05/2017 20:06 | Keiko Bailone - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:


Sob a presidência do deputado Wellington Moura (PRB), a Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para apurar eventuais irregularidades cometidas pelas operadoras de saúde no Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 17/5, o roteiro de trabalho apresentado pelo deputado Carlos Néder (PT). Os secretários estadual e municipal de saúde, David Uip e Wilson Pollara, respectivamente, serão os primeiros convidados a serem ouvidos pelos parlamentares. Na sequência, viriam depor os representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS/SP), sindicatos e conselhos profissionais, órgãos de defesa do consumidor, empresas prestadoras de saúde suplementar que lideram ranking de reclamações (a exemplo da Qualicorp) e órgãos de Controle e Representação - Ministério Público Estadual (MPE), Ministério do Trabalho e Tribunal de Contas, entre outros.

De acordo com o cronograma aprovado, as audiências ocorreriam todas as quartas-feiras dos meses de maio, junho e agosto, ou seja, dias 24 e 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 e 2 e 9/8, às 15h30. No dia 16/8, o deputado Ed Thomas (PSB), eleito por unanimidade relator desta CPI, apresentaria o relatório final.

Ao agradecer a indicação, Thomas destacou que estaria respaldado pelo conhecimento de três médicos que integram esta CPI - deputados Dr. Ulysses, Jooji Hato e Carlos Néder - e que o objetivo é dar uma resposta à sociedade. "No ranking dos setores em que há mais reclamação, as operadoras de saúde ocupam o segundo lugar, depois das empresas de telecomunicações e antes dos bancos", disse. Thomas listou as principais queixas, como por exemplo, cobertura que não são cumpridas ou multas aplicadas e não pagas pelas operadoras.

Além dos deputados citados, participaram desta reunião os deputados Fernando Cury (PPS) e Ramalho da Construção (PSDB).

alesp