Assembleia sedia cerimônia do XII Prêmio África Brasil 2016

Troféu Mama África marca as comemorações da Independência da África
26/05/2017 16:33 | Keiko Bailone Foto: Gladis Éboli

Compartilhar:

Prêmio África Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prêmio África Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Personalidades, empresários e governantes que se destacaram e contribuíram para a inclusão sociocultural e ambiental sustentável dos afrodescendentes receberam o troféu Mama África, símbolo do XII Prêmio África Brasil 2016. O evento foi realizado na última quinta-feira, (25/05).

A deputada Clélia Gomes (PHS), a quem coube promover o evento deste ano, disse ser "obrigação dela, como parlamentar, relembrar a história, trazer informações, educação e dar voz a quem não tem". Acrescentou que ela, como mulher e negra, sentia-se privilegiada em meio a uma bancada de homens " compuseram a mesa de convidados, os cônsules da Nigéria, Namíbia, Angola, África do Sul e do Egito.

Otunba Adekunle Aderonmu, presidente do Centro Cultural Africano, responsável pela organização do XII Prêmio África Brasil, lembrou que o tema deste ano é África Moda e Responsabilidade Social. A partir deste tema, objetiva-se instituir projetos que possam criar oportunidades para ajudar os povos necessitados. "A África é um continente dotado de recursos humanos e naturais que podem tornar possível a seu povo um padrão mínimo de vida decente, desde que devidamente geridos pelos governantes", destacou.

Ele adiantou que o Centro Cultural Africano realizou, em parceria com a secretaria de Assistência Social do Estado, o Projeto Conexão. Trata-se de um intercâmbio entre estilistas africanos e brasileiros com a finalidade de usar a cultura para diminuir os problemas sociais da África.

Entre os agraciados deste ano com o troféu Mama África, estavam a artista Heloisa Jorge; a jornalista Camila Silva; Sheila Ventura Pereira, da Associação PróFalcemia, na categoria Saúde e Eliane Dias, do SOS Racismo, na de Políticas Públicas.

alesp