Frente do Gás Natural ouve representante da Secretaria de Energia e Mineração


11/09/2017 16:37 | Léo Martins " Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dirceu Abrahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208263.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208264.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia e Mineração, Dirceu Abrahão, apresentou nesta segunda-feira (11/9) o plano estadual de metas de gás canalizado. A exposição foi realizada durante reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento do Gás Natural no Estado de São Paulo.

O plano prevê, no período 2017-2029, dobrar o número de municípios atendidos com o produto. Dessa forma, o gás natural chegará a 44% das cidades paulistas. "A crescente exploração do pré-sal na costa de São Paulo ajudará a expandir a rede, a montar projetos termelétricos e a continuar o crescimento das energias renováveis, com as usinas. Esse projeto já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Políticas Energéticas", disse Abrahão.

O subsecretário destacou o uso do gás natural no comércio, na indústria e nas residências, e afirmou que é preciso investir mais para alcançar um modelo de práticas internacionais. "Esse crescimento depende do fluxo de investimentos, que será conquistado por meio de diálogo contínuo. Até 2030 criaremos uma infraestrutura que atenderá o aumento do volume distribuído. Esse plano não é um panorama só para o Estado, mas para o Brasil", completou.

Em julho deste ano, São Paulo ultrapassou o Espírito Santo e tornou-se a segunda maior produtora de gás natural do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

"É importante saber que o governo está fomentando a discussão e tem se preocupado com as questões ambientais. Sem políticas públicas para discutir isso, não haverá demanda para usar todo o gás produzido", disse o deputado João Caramez (PSDB), coordenador da frente.

alesp