Opinião - Os dias de hoje


13/09/2017 14:23 | Vitor Sapienza

Compartilhar:


Um herói brasileiro, Francisco Manuel Barroso da Silva " o Barão do Amazonas. Embora nascido em Portugal, por ocasião da Batalha do Riachuelo, na guerra contra o Paraguai, foi autor de uma frase lapidar, dirigida aos marinheiros brasileiros: "O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA COM SEUS DEVERES".

Nós, brasileiros, como de costume, na ânsia de imprimir a nossa marca, na prática alteramos a frase para pior e ela passou a ser: "O BRASIL ESPERA QUE VOCÊ CUMPRA COM SEU DEVER". Para que o leitor não se surpreenda com a mudança, no dia a dia, nós sentimos, na prática, a mudança.

A começar pelo Presidente Temer, que em seus discursos dá ênfase ao que nós devemos fazer.

O ex-presidente Lula, bem como a também ex-presidente Dilma, sempre se referiam a eles. Nunca tiveram a coragem de assumir seus erros e propor mudanças em suas atitudes.

Nos dias de hoje ainda existem tais posturas. Nos movimentos populares uma série de medidas são cobradas das autoridades, mas raramente são apresentadas sugestões para a solução dos problemas apontados.

Em um exemplo bem prático, constatamos com frequência motoristas ou acompanhantes em automóveis jogarem pontas de cigarros e lixo nas ruas. Nas praias e rios nem é bom dar exemplos de má conduta da população.

Tudo evidencia com nitidez a falta de uma coisinha simples que se aprende, ou deveríamos aprender, com a base familiar e com complemento nas escolas: educação.

Não é à toa que ficamos surpreendidos que em um jogo recente de futebol, em que uma das equipes era japonesa, os próprios torcedores recolheram o lixo por eles produzidos após a partida.

Brasileiros: Vamos resgatar a frase original de Barroso: "O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA COM SEUS DEVERES" e não você.

(*) Vitor Sapienza é deputado pelo PPS

alesp