Opinião - Medidas de Temer castigam população brasileira


28/11/2017 13:56 | Marcos Martins

Compartilhar:


A política desastrosa do governo Temer, que possui apoio do PSDB de Alckmin, Aécio e Dória, terá um alto custo social para próxima geração.

A destruição das políticas sociais, somada a depressão econômica do país e suas medidas pró-mercado já estão atingindo duramente jovens e idosos por todo o país. O congelamento de investimentos nas áreas sociais como moradia, educação e saúde, já geram reflexos visíveis como fechamento das farmácias populares e a redução expressiva de programas como Bolsa Família que acompanhava a frequência de jovens nas escolas.

Não obstante, o governo federal apresentou essa semana uma proposta de uma reforma da Previdência - que só agrada aos banqueiros interessados em vender planos de previdência privada. 

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) recém-divulgados, o desemprego juvenil entre a faixa etária de 15-25 anos atingiu 29,9% - a maior marca dos últimos 30 anos. Considerando que essa marca é ainda maior entre jovens negros e pardos, moradores de regiões periféricas, temos uma situação catastrófica.

Infelizmente, a herança maldita deste período, deve ser a desesperança, a pobreza e a violência - que em 2017 ultrapassou o recorde histórico de 60 mil assassinatos - dignos de países em guerra.

Precisamos urgentemente mudar essa situação, não podemos permitir o aprofundamento dessa tragédia social. Precisamos conscientizar a população sobre a gravidade da situação, de forma a revogar tais medidas, colocando de volta o Brasil no rumo do crescimento econômico, do desenvolvimento social e da valorização da classe trabalhadora.

Queremos que nossos filhos tenham uma transição família-escola-trabalho completa e nossos idosos tenham uma vida digna, após contribuir durante toda vida pela nação.

Marcos Martins é deputado estadual pelo PT

alesp