Livro fotográfico "Heróis do Fogo" é lançado na Alesp


06/12/2017 20:43 | Larissa Seretti - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Lançamento do livro "Heróis do Fogo" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Lançamento do livro "Heróis do Fogo" Clique para ver a imagem "> Alberto Takaoka <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Lançamento do livro "Heróis do Fogo" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Lançamento do livro "Heróis do Fogo" Clique para ver a imagem ">

O lançamento do livro "Heróis do Fogo" aconteceu na última segunda-feira (4/12), no Hall Monumental da Assembleia Legislativa. O evento foi idealizado pelo deputado Coronel Camilo (PSD). "Eu já trabalhei no Corpo de Bombeiros e sei da importância de registrar momentos assim. Nem sempre temos a oportunidade de fazê-lo durante a ocorrência, mas o Takaoka conseguiu realizar isso com sensibilidade e brilhantismo", disse.

Fotógrafo e engenheiro civil, Alberto Takaoka é o autor da obra. Ele conta que o trabalho começou há dez anos, quando conheceu um coronel chamado Arariboia. "Via as ocorrências e pensava no que havia por trás delas e quem eram aquelas pessoas que ficavam trabalhando 24 horas, na chuva, o ano inteiro, salvando vidas e patrimônios. Comentei com o coronel sobre fazer um livro e não achei nada sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar", comentou.

O Cabo Rogério da Silva, do Corpo de Bombeiros, participou de um dos acidentes fotografados por Takaoka. "Em uma ocorrência de deslizamento de terra, em Santos/SP, a vítima estava encurralada e não conseguia se locomover. O acesso a esse lugar era difícil, a casa estava fechada, tivemos que arrombar as portar para tirá-la em segurança. Enquanto isso, ele captou vários momentos, tirou muitas fotos dessa ocorrência, que foi concluída com êxito", relatou.

Esse é o primeiro livro de Alberto Takaoka, que " segundo ele " não é foto jornalístico. "Ele traz ocorrências dos incêndios, acidentes de trânsito, o trabalho do bombeiro em si e o quanto esses heróis suam para salvar vidas e patrimônios. Estou emocionado em ver a Casa recebendo a minha primeira obra de braços abertos", declarou.

alesp