Saúde dos idosos e de pacientes oncológicos é discutida em comissão


07/12/2017 15:27 | Natacha Jones - Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214555.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214547.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares durante a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214550.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Cruz e Roberto Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214552.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa reuniram-se na última quarta-feira (6/12) e aprovaram pareceres favoráveis a propostas relacionadas à saúde e ao bem-estar das pessoas que exigem tratamentos e cuidados especiais.

O Projeto de Lei 923/2017, de autoria da deputada Marta Costa (PSD), propõe criar a campanha Idosos Órfãos de Filhos Vivos. A deputada explicou que objetiva sensibilizar os estudantes e assistentes sociais das instituições públicas e privadas para que possam difundir os cuidados junto aos idosos. Ela afirmou que os pais passam a vida inteira cuidando dos filhos e, quando chegam ao final, eles não querem ter nenhum cuidado. "Os meus pais têm 83 anos e eu cuido com muito carinho e vontade dos dois. Fico olhando para os pais idosos que são abandonados e fico muito triste, então esse projeto foi o pontapé inicial para propor a campanha", concluiu.

Dados do ano de 2010, divulgados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), revelam que São Paulo está entre os Estados com maior proporção de idosos na população: 11,6% de seus habitantes têm mais de 60 anos. No país essa participação é de 10,8% e nos demais Estados é de 10,6%.

A ideia da deputada é contar também com a participação de professores, alunos, pesquisadores e de pessoas interessadas em trabalhar em prol da melhoria da condição de vida dessas pessoas.

O projeto seguirá para as comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais e de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Estatuto do portador de câncer

O Projeto de Lei 907/2017, da deputada Célia Leão (PSDB), também recebeu parecer favorável da comissão. Ele cria o Estatuto do Portador de Câncer, que pretende definir regras para que os pacientes oncológicos tenham assegurados todos os direitos das pessoas que não têm a doença. "A proposta visa à promoção de igualdade de justiça, à inclusão social e À cidadania plena e efetiva e fico muito feliz por sua aprovação", afirmou. O projeto será apreciado pelas comissões de Saúde e de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Além dos citados, estiveram presentes os parlamentares Antônio Salim Curiati (PP), Campos Machado (PTB), Carlos Cezar (PSB), Davi Zaia (PPS), Geraldo Cruz e Professor Auriel (ambos do PT), Gilmaci Santos (PRB), Maria Lúcia Amary (PSDB) e Roberto Tripoli (PV).

alesp