CPI que investigará irregularidades no Condepe elege relator


07/12/2017 09:34 | Vinicius Moreira - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214556.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão, Cezinha de Madureira e Coronel Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor Ulysses e Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) reuniram-se na última quarta-feira (6/12) para sua primeira reunião, que foi presidida pelo deputado Coronel Telhada (PSDB).

Telhada questionou o fato de a primeira reunião ter sido realizada somente um mês depois da criação da comissão. "Quando a reunião dá quórum, os membros pedem vista de toda a pauta. Eu não entendo esse medo de investigar o Condepe. Com isso, eu fiquei mais atento, com mais vontade de investigar", declarou.

O deputado Coronel Camilo (PSD) foi eleito relator da CPI. "A intenção da comissão é realizar um trabalho proativo para auxiliar o Condepe. Nós sabemos que ao longo do tempo o órgão teve alguns problemas, inclusive a prisão do seu ex-presidente, então a ideia é investigar para fazer com que ele volte a atuar como um conselho autônomo", disse.

A CPI Operação Ethos/Condepe investigará suspeitas de que membros do Condepe atuem em colaboração com o crime organizado.

Além dos citadoes, estiveram presentes os deputados Beth Sahão (PT), Cezinha de Madureira (DEM), Doutor Ulysses (PV) e Ed Thomas (PSB).

Condepe

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) é um órgão público com autonomia para atender a vítimas de violência praticada por agentes do Estado e encaminhar denúncias para apuração. Seus integrantes têm autorização para entrar em presídios, delegacias, unidades da Fundação Casa e outras repartições públicas.

alesp