Sessão solene homenageia mulheres que se destacaram no interior do Estado


13/03/2018 19:12 | Leo Martins - Foto : José Texeira

Compartilhar:

Célia Leão, Maria Lúcia Amary e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Leci Brandão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Maria Lucia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão (2ª esq.) e homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em alusão ao mês da mulher, come­morado em março, as deputadas Célia Leão e Maria Lúcia Amary (ambas do PSDB) e Leci Brandão (PCdoB) selecionaram nove personalidades para serem homenageadas em uma sessão solene, na última segunda-feira (12/3), no plenário Juscelino Kubitschek.

Presidida pela deputada Maria Lúcia Amary, a solenidade contou com a presença de mulheres que são destaque em diversas áreas na cidade de Sorocaba. "Elas merecem a homenagem pelo que representam e contribuem para a sociedade sorocabana", disse.

Márcia Cristina Rodrigues é presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. "Ser reconhecida é uma alavanca. O foco da nossa entidade é a prevenção do câncer de mama que, se descoberto com antecedência, tem até 95% de chance de cura", disse, destacando o apoio emocional que a entidade oferece por meio de profissionais voluntários.

Leci Brandão selecionou três mulheres negras e lembrou de seu papel no Parlamento paulista: a segunda mulher negra da história a ocupar o cargo de deputada. Brandão também ressaltou que a questão da mulher é apartidária. "Só a união pode trazer alegria e reconhecimento ao povo brasileiro", declarou.

Dentre suas escolhidas, esteve Alessandra de Cássia Laurindo, que atuou em questões raciais na cidade de Araraquara, como coordenadora de Promoção da Igualdade Racial. "Estou muito lisonjeada de ser a primeira da minha cidade a ser homenageada dessa forma. É uma honra representar essas mulheres negras do interior", disse.

A deputada Célia Leão (PSDB) escolheu personalidades de Campinas que trabalham na área da saúde. "Elas são aguerridas, fortes e fazem a diferença naquela região. Merecem esse reconhecimento por seu valor e sua grandeza", afirmou.

A médica Silvia Regina Brandalise é presidente do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Doutor Domingos Boldrini e foi uma das selecionadas pela deputada. "Um dos desafios do centro é continuar uma pesquisa já reconhecida internacionalmente, comprovando a qualidade dos exames feitos na Universidade de Campinas", declarou.

Além das citadas, foram homenageadas por Célia Leão: Natividade Mantovi Furlan, voluntária no grupo Maria Tereza e na Casa Maria de Nazaré, responsáveis por atenderem crianças; e Kátia Boulos, advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por Leci Brandão: Aline Pellegrino, ex-atleta profissional de futebol feminino, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro 2007; e a comunicóloga Antonia Andréa de Sousa, coordenadora geral do Centro Cultural Municipal de Santo Amaro.

Por Maria Lúcia Amary: Izilda das Eiras Tâmega, coordenadora geral da Liga de Pediatria da Faculdade de Medicina de Sorocaba; e Ondina Manelli Rodrigues, que realiza trabalho voluntário de costureira nos fundos de sua casa.

alesp