Opinião - Incentivar os jovens para a prática da boa política


16/05/2018 16:45 | Célia Leão

Compartilhar:


Na última semana de abril, a Assembleia Legislativa realizou mais uma edição do Parlamento Jovem, que reuniu 47 jovens estudantes de todas as partes de São Paulo para serem "deputados por um dia". Trata-se de um dos projetos sociais mais importantes já implantados no Legislativo paulista, que tem por objetivo possibilitar uma visão mais ampla sobre a democracia.

Os deputados jovens são escolhidos por uma seleção de projetos apresentados pelos estudantes do ensino médio em todos os colégios paulistas. Uma comissão organizadora avalia e define os alunos eleitos para vivenciarem a experiência de ser deputado estadual em São Paulo.

A participação dos jovens acontece em dois momentos: no primeiro dia, são recepcionados e convidados a conhecer as dependências da Assembleia Legislativa, quando também são recebidos pelos depu­tados estaduais, participam de entrevista na TV Assembleia e tomam posse no Parlamento Jovem.

No segundo dia, os deputados jovens tomam os seus assentos e dividem-se em grupos para debater projetos para das áreas de saúde, educação, esportes, transportes e meio ambiente. Os projetos são formatados, discutidos e podem, inclusive, entrar na pauta da Assembleia para que um dia também possam virar lei em nosso Estado.

Tenho a grata satisfação de ser uma das autoras desse projeto, que acontece desde 1999, dando a oportunidade para que os nossos jovens, desde cedo, vivenciem a vida pública e conheçam intimamente o cotidiano do trabalho parlamentar.

Despertar o interesse, suscitar o surgi­mento de novos líderes, com ética e respeito pela coisa pública. Esse é o verdadeiro espírito do Parlamento Jovem em São Paulo. E a cada ano vamos arrebatando, com sucesso, muitos jovens para esse bom caminho.

O Parlamento Jovem tem a missão de mostrar aos nossos jovens que tudo passa pela política e que não há outro caminho fora dela. E o melhor caminho político para tudo é e sempre será a democracia. Foram dois dias de um aprendizado rico e dinâmico, uma aula sobre a boa política, que certamente nossos "jovens deputados" levarão para toda a sua vida.

Célia Leão é deputada pelo PSDB

alesp