Homenagem à Marinha em sessão solene


09/12/2013 20:45 | Da Redação Fotos Mauricio Garcia
Capez presidiu a sessão solene...

...que contou com a presença de integrantes da Força naval

Zampronio entrega a Capez placa de homenagem à Assembleia

General Carlos Sardinha, Vice-Almirante Liseo Zampronio, Fernando Capez, Coronel José Geraldo Ferreira Malta e Wallace Oliveira Guirelli

Vice-Almirante Liseo Zampronio discursa em sessão solene que presta homenagem à Marinha


"Não há instituição democrática no mundo que não se orgulhe de suas Forças Armadas. A Marinha é motivo de grande orgulho para a nação brasileira e teve atuação decisiva para garantir a nossa integridade terrritorial, sobretudo no século 19", afirmou o deputado Fernando Capez, na abertura da sessão solene que homenageou a Força naval, nesta segunda-feira, 9/12.

Proposta e presidida por Capez, a cerimônia, além de celebrar a Marinha e homenagear seu patrono, o almirante Joaquim Marques Lisboa, marquês de Tamandaré, comemorou o Dia do Marinheiro (13 de dezembro, data em que Tamandaré nasceu, em 1807). O parlamentar fez a leitura de uma biografia de Tamandaré e seus feitos, apontando "valores que precisam ser resgatados".

Foi entregue uma placa de homenagem ao vice-almirante Liseo Zampronio, comandante do 8º Distrito Naval, em São Paulo. "A Marinha hoje busca o cumprimento de sua missão constitucional, voltada para a proteção das riquezas e do bem principal da nação, o seu povo", disse Zampronio.

Ele agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento e destacou, entre as atividades da Força naval, o Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, que, segundo Zampronio, coloca o país em um seleto grupo de desenvolvimento tecnológico. Em retribuição, Zampronio entregou a Capez uma placa que homenageia a Assembleia paulista.

Compuseram a mesa da sessão solene, além de Capez e Zampronio, o major-brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta, chefe do 4º Comando Aéreo Regional; o general Carlos Sardinha, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; e o conselheiro substituto Wallace de Oliveira Guirelli, do Tribunal de Contas do Estado. Na ocasião, também foi prestada homenagem ao industrial Riyad Eliya Azzam, fundador da empresa Vibrasil, fornecedora do setor automobilístico.

alesp